A UNICA – União da Indústria de Cana-de-Açúcar – é a entidade representativa das principais unidades produtoras de açúcar, etanol (álcool combustível) e bioeletricidade da região Centro-Sul do Brasil, principalmente do Estado de São Paulo.

Sua criação, em 1997, resultou da fusão de diversas organizações setoriais do estado de São Paulo, após a desregulamentação do setor no País. A associação se expressa e atua em sintonia com os interesses dos produtores de açúcar, etanol e bioeletricidade tanto no Brasil como ao redor do mundo.

A UNICA é gerida por um Conselho Deliberativo, integrado por representantes de suas associadas e uma equipe de experientes executivos, especialistas e consultores técnicos, dedicados em tempo integral. O domínio técnico da UNICA compreende as áreas de meio ambiente, energia, tecnologia, comércio exterior, responsabilidade social corporativa, sustentabilidade, legislação, economia e comunicação.

No final de 2007, a UNICA abriu o primeiro escritório internacional nos Estados Unidos e, em 2008, na Europa, com o objetivo de prover informações qualificadas sobre as importantes contribuições socioeconômicas e ambientais do setor a interlocutores como governos, ONGs, empresas, mídia e consumidores. A partir de 2017, a UNICA ampliou seu escopo geográfico com a contratação de um consultor no continente asiático, baseado em Singapura.

Missão

Atuar no ambiente institucional como voz do produtor para desenvolver a competitividade do setor sucroenergético brasileiro.

VISÃO PARA O SETOR

Ingressamos em uma nova era global fundamentada no desenvolvimento sustentável e na mobilidade. Seremos protagonistas desta evolução no Brasil como provedores de energia limpa, renovável e natural para as pessoas na forma de açúcar, etanol e bioeletricidade, com
base em nossa produtividade e avanço tecnológico.

Quer entrar em contato com a UNICA?