1532 - Desembarque da Cana

Cana-de-açúcar chega ao Brasil trazida pelos portugueses do sudoeste asiático

1908 - Carro Flex, o original

Henry Ford lança o Ford T, movido a gasolina, querosene ou etanol.

1931 – Etanol aditivo

Decreto 19.717 estabelece a adição de 5% de etanol anidro na gasolina

1959 – Nasce a Copersucar

É criada a Cooperativa de Produtores de Cana-de-Açúcar, Açúcar e Etanol do Estado de São Paulo (Copersucar) com o objetivo de comercializar a produção de seus associados.

1969 – Nasce o CTC

É criado o Centro de Tecnologia Copersucar com a missão de desenvolver tecnologias para o aprimoramento do setor produtivo. Em 2004, a entidade passa a se chamar Centro de Tecnologia Canavieira (CTC)

1975 – Proálcool

O Governo lança o Programa Nacional do Álcool (Proálcool), em resposta à crise do petróleo de 1973, com o objetivo de substituir derivados do petróleo por etanol, a começar por aditivos.

1979 – Carros a Etanol

O Fiat 147, primeiro carro movido a etanol, chega ao mercado. Volkswagen, General Motors e Ford logo colocariam modelos no mercado. No mesmo ano, ocorreria a segunda crise do petróleo.

1986 – Declínio do Proálcool

O Brasil atravessa uma grave crise econômica, com inflação alta e queda nas vendas de automóveis. Na virada de década, a significativa queda no preço do petróleo e o foco no controle do déficit público leva o governo a reduzir os estímulos ao etanol.

1987 – Início da Bioeletricidade

É assinado o primeiro contrato de venda de energia elétrica excedente da Usina São Francisco, em Sertãozinho (SP), para a Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL).

1992 – Rio 92 e o etanol

O público da Rio 92 (Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento) é apresentado ao primeiro estudo sobre o papel do etanol na redução da emissão de gases causadores de efeito estufa (GEE), elaborado pelo CTC.

1995 – Açúcar para o mundo

Com a abertura comercial do país em 1994, o Brasil torna-se o maior exportador de açúcar do mundo.

1997 – Nasce a UNICA

É criada a maior organização do setor no Brasil: a União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA).

1999 – Nasce o Consecana

É criado o Consecana, que reúne produtores de cana-de-açúcar e representantes da indústria sucroenergética.

2000 – Plástico biodegradável

Entra em funcionamento a primeira usina produtora de plástico biodegradável derivado de cana-de-açúcar no país. O produto se decompõe no meio ambiente em meses, enquanto o plástico convencional leva décadas.

2003 – Carro Flex

Carros com motor flex fuel chegam ao mercado, podendo rodar com gasolina, etanol ou qualquer grau de mistura dos combustíveis.

2004 – Aviação a etanol

Embraer lança o primeiro avião do mundo movido a etanol produzido em escala comercial.

2005 – Energia Nova

Primeiro leilão de energia nova é realizado no Brasil, com a contratação de bioeletricidade de cana-de-açúcar. Hoje, o potencial de produção do setor equivale a quatro Usinas Belo Monte.

2005 – Energia Nova

Primeiro leilão de energia nova é realizado no Brasil, com a contratação de bioeletricidade de cana-de-açúcar. Hoje, o potencial de produção do setor equivale a quatro Usinas Belo Monte.

2006 – Crédito de Carbono

O projeto “Cogeração de Bagaço” da Usina Cerradinho, de Catanduva (SP), é o primeiro do setor aprovado pela ONU para receber créditos de carbono no Brasil

2007 – Protocolo Agroambiental

O Governo do Estado de São Paulo, a indústria e os produtores de cana-de-açúcar assinam o protocolo Etanol Verde, que antecipa o fim da queima pré-colheita e desencadeia a adoção da mecanização, além de estabelecer compromissos de conservação de matas e recursos hídricos. Conheça mais.

2007 – Ethanol Summit

UNICA realiza a primeira edição do Ethanol Summit, maior evento do setor sucroenergético da América Latina, com o tema “Soluções para a economia de baixo carbono”. Conheça mais.

2008 – Apex e UNICA

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex) e a UNICA assinam convênio para promover o etanol brasileiro como fonte de energia limpa e renovável no exterior.

2009 – Projeto AGORA

UNICA lança projeto educativo e de estímulo à produção acadêmica e jornalística sobre o setor sucroenergético. Conheça mais.

2009 - Projeto RenovAção

É lançado o Projeto RenovAção, maior programa de treinamento e requalificação de trabalhadores do setor sucroenergético do mundo. Conheça mais.

2009 – Compromisso Nacional Trabalhista

É lançado o Compromisso Nacional para Aperfeiçoar as Condições de Trabalho na Cana-de-açúcar com 30 diretrizes de melhores práticas elaboradas pela indústria sucroenergética, representantes dos trabalhadores e Governo Federal.

2009 – Zoneamento Agroecológico

O Governo Federal lança o Zoneamento Agroecológico da Cana-de-açúcar, que direciona a expansão da cultura no Brasil.

2009 – Motocicleta Flex

A Honda lança a primeira motocicleta flex do mundo produzida em escala comercial.

2010 – Combustível Avançado

A Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA) classifica o etanol de cana-de-açúcar brasileiro como biocombustível avançado, capaz de reduzir em pelo menos 50% as emissões de GEE em comparação à gasolina.

2010 – Plástico Verde ganha escala

A Braskem desenvolve e passa a produzir em grande escala o polietileno de alta densidade (PEAD), que começa a ser usado pela Danone nos EUA, Alemanha, França e Bélgica.

2011 – Ônibus a Etanol

Ônibus movidos a etanol, produzidos pela Scania, passam a circular em São Paulo.

2011 – Certificação internacional

É lançada a Certificação Bonsucro, selo de reconhecimento internacional de boas práticas na produção de cana-de-açúcar e derivados.

2012 – Rio +20

A Conferência das Nações Unidas é realizada no Rio de Janeiro com o objetivo de renovar o compromisso com o desenvolvimento sustentável.

2015 – Acordo de Paris

Na 21ª Conferência das Partes (COP21) da UNFCCC, em Paris, 195 países assinam um acordo de redução de emissão de gases causadores de efeito estufa com o objetivo de mitigar o aquecimento global.

2015 – Selo Energia Verde

É lançado o Programa de Certificação da Bioeletricidade e o Selo Energia Verde, concedido a usinas, comercializadoras e distribuidoras que fazem uso de energia elétrica produzida a partir da biomassa da cana.

2015 – E27

Decreto presidencial aumenta a mistura de etanol na gasolina e chega a 27,5%.

2017 – Etanol Mais Verde

As Secretarias de Agricultura e Abastecimento e de Meio Ambiente do Estado de São Paulo, a Cetesb e o setor produtivo sucroenergético, por meio da Orplana e da UNICA, assinam um novo protocolo agroambiental de boas práticas. Conheça mais.

2017 – RenovaBio

O Congresso aprova a Política Nacional de Biocombustíveis (RenovaBio), que estabelece metas de descarbonização da matriz de transportes brasileira. Conheça mais.

2018 – Rota 2030

É lançado o Programa Rota 2030, que estabelece regras para a fabricação dos automóveis comercializados no Brasil nos próximos 15 anos, com ênfase na redução e emissão de GEE.

2018 – Cana geneticamente modificada

O Centro de Tecnologia Canavieira obtém a aprovação pela Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) de duas variedades de cana geneticamente modificadas.

2018 – Cana geneticamente modificada

O Centro de Tecnologia Canavieira obtém a aprovação pela Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) de duas variedades de cana geneticamente modificadas.

2019 – Híbrido Flex

A Toyota lança o primeiro veículo híbrido flex do mundo no modelo do Corolla.

Safras e Números

Navegue pelo UNICAData e tenha acesso aos principais números do açúcar e do etanol