O setor sucroenergético se reuniu hoje para assinar o termo de compromisso com os Princípios de Empoderamento das Mulheres, da ONU Mulheres (Organização das Nações Unidas) e do Pacto Global. A cerimônia de assinatura foi realizada na 19ª Conferência Internacional DATAGRO sobre Açúcar e Etanol, que ocorre desde ontem, no Hotel Grand Hyatt, em São Paulo. As empresas participantes da iniciativa são Biosev, Adecoagro, Agropeu, Atvos, Bevap, Bio Aroeira, Bonsucro, Cofco, Copersucar, Corurípe, DatAgro, Delta, Raízen, São Martinho, Sugar Online, Terra Grata, Usina Jatiboca, VLI e WIZ. A assinatura simultânea das 19 empresas também registrou recorde nacional para a ONU Mulheres, com o maior número de adesões de um mesmo setor, em um mesmo evento.

Ao todo, são sete princípios que ajudam as empresas a incorporar valores e práticas, visando a equidade de gênero em seus negócios. Entre os compromissos estão o estabelecimento de uma liderança corporativa sensível ao tema; o tratamento de mulheres e homens de forma justa, respeitando e apoiando os direitos humanos e a não-discriminação; a garantia da saúde, segurança e bem-estar dos públicos feminino e masculino nas empresas; o estímulo à educação, capacitação e desenvolvimento profissional de mulheres; o apoio ao empreendedorismo feminino e promoção de políticas de empoderamento; o incentivo à igualdade de gênero, por meio de iniciativas voltadas à comunidade e ao ativismo social; e a medição, documentação e publicação dos progressos das empresas na promoção da igualdade de gêneros.

“A DATAGRO valoriza e reconhece a importância de se dar condições de igualdade para as mulheres em todas as atividades e em todos os níveis do agronegócio, desde a operação até os níveis de lideranças e CEOs. Por esse motivo, na 19ª Conferência Internacional DATAGRO, tivemos um momento muito importante, com a assinatura do protocolo ONU Mulheres, firmado por empresas e entidades que apoiam a igualdade nas condições de trabalho das mulheres em todos os níveis de atividade”, pontua Plinio Nastari, presidente DATAGRO.

Para Dorothea Soule, diretora Comercial, de Originação e Suprimentos da Biosev, o compromisso com a ONU Mulheres e o Pacto Global faz parte de um panorama mais amplo, o de estímulo à diversidade no ambiente corporativo. A executiva foi a responsável por engajar as empresas na assinatura conjunta. “Nossa adesão e de outras empresas do setor é o primeiro passo para valorizar e contribuir com a equidade entre mulheres e homens no mercado de trabalho, aumentando as oportunidades de desenvolvimento profissional para o público feminino. Nossa expectativa é que estes princípios ultrapassem os limites das corporações, alcançando outros ambientes da sociedade”, destaca.

Sobre a DATAGRO
A DATAGRO é uma consultoria agrícola independente, que produz análises e dados primários sobre as principais commodities agrícolas. Com mais de 35 anos de experiência, analisa os mercados de açúcar, etanol, energia, milho, soja e suas relações com a economia como um todo.

Sobre a Biosev
A Biosev, controlada pela Louis Dreyfus Group, é uma das líderes globais na produção de açúcar e etanol e iniciou sua atuação no setor no ano 2000 com a aquisição de sua primeira unidade no Brasil. A Biosev tem capacidade de produção de 2,5 milhões de toneladas de açúcar e 1,6 milhão de metros cúbicos de etanol, além de capacidade de cogeração para venda de 1.346 Gwh de energia elétrica proveniente da biomassa. A Companhia adota altos padrões de governança corporativa e é listada no Novo Mercado da B3. https://www.biosev.com