UNICA premia fotografias e reportagens
sobre o setor sucroenergético

Prêmio Energia Brasil tem o objetivo de incentivar a produção de imagens e notícias para ampliar o conhecimento da população sobre a cadeia da cana-de-açúcar.

A União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA) lança o Prêmio Energia Brasil, que vai reconhecer trabalhos jornalísticos e fotográficos que retratem o setor sucroenergético. O objetivo da premiação é incentivar a produção de trabalhos sobre o setor produtivo da cana-de-açúcar, seus produtos (açúcar, etanol e bioenergia), a sustentabilidade de sua cadeia e os benefícios socioambientais inerentes, ampliando assim a conscientização da população brasileira sobre o tema.

O Prêmio Energia Brasil tem duas categorias para a inscrição de trabalhos jornalísticos: “Texto” e “Audiovisual”, na qual podem ser inscritos trabalhos em áudio ou em vídeo. As reportagens devem ter sido veiculadas/publicadas originalmente entre 1º de julho de 2018 e 31 de julho de 2019, em jornais, revistas, sites, agências de notícias, blogs, programas jornalísticos de TV, internet ou em emissoras de rádio.

A categoria de Fotografia do Prêmio Energia Brasil aceitará a inscrição de no mínimo três e no máximo cinco fotografias que retratem fatos, pessoas, acontecimentos, temas ou aspectos relativos ao setor sucroenergético e sua interação com o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável. As obras serão avaliadas quanto à adesão ao objetivo da premiação, mencionado acima, e aos seus aspectos artísticos.

Um júri composto por profissionais de diferentes áreas escolherá a obra mais representativa de cada segmento. O melhor trabalho de cada categoria receberá a premiação de R$ 4 mil (sujeito à incidência e dedução de tributos) em cerimônia que será realizada no dia 11 de setembro de 2019, em Brasília. Os custos de deslocamento dos vencedores serão pagos pela UNICA.

JURADOS

FOTOGRAFIA

Dida Sampaio

Fotógrafo renomado e premiado, correspondente do Estadão em BSB.

João Kulcsár

Professor de fotografia no Senac-SP desde 1990, presidente da Rede de Produtores de Fotografia no Brasil, Diretor do Festival de Fotografia de Paranapiacaba, mestre em artes pela Universidade de Kent (Inglaterra), curador de várias exposições fotográficas no Brasil e em países como Portugal, Estados Unidos, Cuba, Inglaterra, Itália e Suíça.

Silvio Medeiros

Publicitário; quatro vezes ganhador do Festival Internacional de Publicidade de Cannes.

JURADOS

MATÉRIAS

José Luiz Tejon

Palestrante, professor, escritor, colunista na Jovem Pan, doutor em educação e especialista em agribusiness

Profa. Dra. Mirian Bacchi ESALQ/USP

Professora Titular do Departamento de Economia, Administração e Sociologia da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” da USP. Tem experiência na área de Métodos Quantitativos, especialmente na de Séries Temporais, e na área de Comercialização de Produtos Agrícolas. Desenvolve estudos sobre o agronegócio brasileiro junto ao Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada/Esalq/USP, com foco especial naqueles que dizem respeito ao setor sucroenergético. Coordena projetos que tratam da elaboração de indicadores de preços de etanol para os principais estados produtores do Brasil.

Vivaldo de Sousa

Jornalista e cientista político, trabalhou por mais de 25 anos em veículos nacionais de imprensa. Foi repórter e coordenador de economia da Folha S. Paulo em Brasília e repórter em São Paulo; editor-assistente na sucursal da revista Veja em Brasília, com foco nas áreas de política e economia; e repórter da revista IstoÉ em São Paulo. Foi VP e diretor-executivo do Grupo Máquina PR em Brasília, por onde atuou no atendimento de clientes dos setores público e privado no planejamento de comunicação, gerenciamento de crises, treinamento de porta-vozes e ações de relações governamentais.  Professor de jornalismo do UniCEUB, é formado em comunicação social pela PUC-SP e mestre em Ciência Política pela UnB, com livros publicados nas áreas de jornalismo e de teoria política. Sócio-fundador da Comunica Consultoria e Planejamento.

Inscrições

As inscrições para o Prêmio Energia Brasil poderão ser feitas até o dia 18 de agosto por meio do preenchimento da ficha de inscrição e do envio dos trabalhos, conforme especificado no edital.

Regulamentos

Faça os downloads dos regulamentos do
Prêmio Energia Brasil abaixo