Lançado pela União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA) em 2007 e realizado a cada dois anos, o Ethanol Summit é um dos principais eventos do mundo voltado para as energias renováveis, particularmente o etanol e os produtos derivados da cana-de-açúcar.

O encontro reúne empresários, autoridades de diversos níveis governamentais, pesquisadores, investidores, fornecedores e acadêmicos do Brasil e do exterior.

Saiba mais sobre o evento

TUDO SOBRE O Ethanol Summit

Ethanol Summit: mitos e fatos sobre o consumo de açúcar

Ethanol Summit: mitos e fatos sobre o consumo de açúcar

O painel “Mitos e Fatos: o açúcar na vida do consumidor”, realizado na manhã desta terça-feira, 18 de junho, no Ethanol Summit, maior evento do setor sucroenergético da América Latina, debateu o futuro do consumo e da produção de açúcar. O professor e consultor de agronegócio Marcos Fava Neves, moderador do painel, apresentou as linhas de discussão da sessão, que contemplaram a propaganda contra o açúcar, os aspectos relacionados à saúde e as regulações governamentais.

Desafios globais para a produção de açúcar são debatidos no Ethanol Summit

Desafios globais para a produção de açúcar são debatidos no Ethanol Summit

A Ásia deve liderar o crescimento do consumo global de açúcar. O potencial do mercado foi ressaltado durante o painel “Os caminhos do açúcar: obstáculos globais”, no Ethanol Summit, com a participação de Fernando Merino, diretor da Steptoe & Jonhson, Marcos Jank, do Insper, Roshan Lal Tamak, executivo da DCM Shriram India, e Welber Barral, da consultoria Barral M Jorge. “No mundo o consumo está estancado, mas na Ásia há perspectivas de crescimento muito boas”, resumiu Geraldine Kutas, diretora de relações internacionais da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), que mediava o debate.

Biocombustíveis podem reduzir 70% das emissões globais

Biocombustíveis podem reduzir 70% das emissões globais

Os biocombustíveis têm potencial de reduzir em 70% as emissões globais de CO2 até 2050. O dado é revelado pelo estudo Global Energy Transformation, publicado este ano. O levantamento foi realizado pela Agência Internacional de Energia Renovável (IRENA, na sigla em inglês) e apresentado nesta terça-feira (18), durante o Etanol Summit, maior evento da América Latina do setor sucroenergético. O estudo identifica opções para descarbonização da matriz energética global no horizonte até 2050.

Ethanol Summit levanta debate sobre o futuro da mobilidade

Ethanol Summit levanta debate sobre o futuro da mobilidade

O painel “A mobilidade sustentável e o setor sucroenergético”, realizado na tarde dessa segunda-feira, 17 de junho, durante o Ethanol Summit, discutiu a mobilidade nos grandes centros urbanos nos próximos anos. O ambientalista e consultor Fábio Feldmann, que desenvolveu o sistema de rodízio de veículos em São Paulo, lembrou que à época o rodízio foi instituído motivado por questões de saúde e não ambientais, mas reforçou a necessidade de, na atualidade, se pensar na sustentabilidade, uma vez que o aquecimento global é uma realidade.

O Ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, ressaltou o papel do etanol como redutor das emissões de gás carbônico. “O veículo brasileiro movido a etanol é exemplo para o mundo”, disse.

Autoridades reforçam relevância do setor durante abertura do Ethanol Summit

Autoridades reforçam relevância do setor durante abertura do Ethanol Summit

A cerimônia de abertura do Ethanol Summit realizada nesta segunda-feira (17), contou com a participação dos ministros da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, Agricultura, Tereza Cristina, Meio Ambiente, Ricardo Salles e Minas e Energia, Bento Albuquerque, e do governador de São Paulo, João Doria. Também estiveram presentes o presidente da Apex-Brasil, Sérgio Segóvia, o deputado federal Arnaldo Jardim e o Senador Irajá Abreu.

No discurso de abertura, o presidente do Conselho da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), Marcelo Ometto, afirmou que, nos dias atuais, eficiência produtiva, sustentabilidade e responsabilidade social são as grandes tônicas do segmento.

Ethanol Summit reúne lideranças do Brasil e do mundo

Ethanol Summit reúne lideranças do Brasil e do mundo

Edição 2019 é a maior realizada até hoje, no espaço da Fecomércio, e conta com área dedicada à inovação agro.
Está é a maior edição realizada desde a criação do Summit em 2007, conta com 150 palestrantes e moderadores com diferentes repertórios que compõem 20 painéis, quatro plenárias e duas palestras magna.
Nos dias 17 e 18 de junho, os 1.200 participantes poderão acompanhar debates sobre mobilidade, biocombustíveis, bioeletricidade, políticas públicas, comércio internacional, infraestrutura e açúcar.