A São Martinho está entre os maiores grupos sucroenergéticos do Brasil, com capacidade aproximada de moagem de 24 milhões de toneladas de cana-de-açúcar e índice médio de mecanização de colheita de 100%, uma referência no setor.

Possui quatro unidades em operação: Usina São Martinho, em Pradópolis, na região de Ribeirão Preto (SP); Usina Iracema, em Iracemápolis, na região de Limeira (SP); Usina Santa Cruz, localizada em Américo Brasiliense (SP) e Usina Boa Vista, em Quirinópolis, a 300 quilômetros de Goiânia (GO).

As usinas São Martinho, Santa Cruz e Iracema produzem açúcar e etanol, enquanto a Usina Boa Vista é dedicada exclusivamente à produção de etanol. Todas elas geram energia elétrica a partir da queima do bagaço da cana, garantindo autossuficiência e venda do excedente.

A Companhia possui uma diferenciada plataforma logística para escoamento de produtos, por sua alta capacidade de armazenagem e a proximidade de importantes rodovias e ferrovias. Por ser privilegiada com a existência de um ramal ferroviário próprio e combinar praticidade e custos menores com produção escoada em tempo real.

Após um abrangente processo de profissionalização, a partir de fevereiro de 2007, a São Martinho teve suas ações negociadas no Novo Mercado, segmento mais elevado de governança corporativa da Bolsa de Valores de São Paulo (B3), sob o ticker SMTO3.

Unidades

SÃO MARTINHO

 

Telefone: (16) 3981 9000 / (16) 3981 9003
FAZENDA SÃO MARTINHO, S/Nº – ZONA RURAL – PRADOPOLIS (SP) – 14850-000
E-mail: usinasaomartinho@saomartinho.com.br

BOA VISTA

 

Inaugurada em 2008, fruto de um projeto greenfield, a Usina Boa Vista, situada em Quirinópolis (GO) é considerada uma das mais modernas do mundo. Atualmente possui capacidade de moagem de aproximadamente 5 milhões de toneladas por safra, sendo suas atividades 100% destinadas para produção de etanol, além de cogeração de energia.

Presente em uma área de 1,7 milhão metros quadrados, sendo 23 mil de área construída, a usina possui layout projetado para futuras expansões de suas operações com o objetivo de ampliar a sua capacidade de processamento de cana.

Um de seus destaques é o COI (Centro de Operações Industriais), uma sala de comando que apresenta o status em tempo real de todos os processos em andamento na indústria 24 horas por dia, de forma ininterrupta. No local são gerenciadas operações como extração e tratamento do caldo de cana, fermentação, destilação, armazenagem, geração de vapor, geração de energia elétrica e ar comprimido, tratamento de água e efluentes, entre outras.

Telefone: (64) 3615-9700 – Fax: (64) 3615-9700
FAZENDA BOA VISTA – RODOVIA GO 164, Km 01 – QUIRINÓPOLIS/ GO -ZONA RURAL – CEP 75860-000
E-mail: usinaboavista@nfbio.com.br

IRACEMA

 

Localizada na cidade de Iracemápolis (SP), na região de Limeira, um dos primeiros polos de desenvolvimento da indústria açucareira paulista no século passado, a Usina Iracema tem mais de 70 anos de experiência na fabricação de etanol e açúcar e atualmente possui capacidade de processamento de cana de 3 milhões de toneladas por safra. A proximidade com o Porto de Santos confere à unidade um diferencial logístico relevante para a exportação da sua produção.

Nos últimos anos, a Iracema recebeu da São Martinho investimentos que atualizaram sua planta industrial e modernizaram a gestão da área agrícola. Novos equipamentos na indústria e no campo, aliados a um intenso programa de profissionalização e capacitação de seus mais de 2 mil colaboradores, transformaram a Iracema numa usina preparada para superar os atuais desafios de produtividade do setor sucroenergético.

São desenvolvidas ações de caráter social, principalmente nos municípios de Iracemápolis e Limeira, além de um contínuo trabalho de gestão ambiental, que envolvem rígidos controles de seus processos produtivos, além da efetiva recuperação de matas ciliares e áreas de preservação, e do reaproveitamento dos resíduos gerados nos processos de produção.

Telefone: (19) 3456 7700 / (19) 3456 1881
USINA IRACEMA, S/Nº – ZONA RURAL – IRACEMÁPOLIS (SP) – CEP 13495-000
E-mail: usinairacema@saomartinho.com.br